fbpx
Contrato para DJ: como cobrar pelos seus serviços?

Contrato para DJ: como cobrar pelos seus serviços?

Hoje o texto é mais sério, gente (sério e necessário, hehehe). A vida de um DJ profissional não é só badalação, festa, reconhecimento e música de qualidade (bom, isso bastante =p), mas é também pensar num modelo sólido de apresentação e aparelhagem.

Independentemente de ser um DJ de longa carreira ou não, uma coisa que os dois farão, logicamente, é cobrar pelos serviços oferecidos. Acho que muitas pessoas podem ter a dificuldade de criar um modelo de contrato para DJ padrão de prestação de serviços.

Bati um papo com o consolidado DJ Ítalo Trivellato e ele me deu umas boas noções do que constar num contrato e quais detalhes são necessários para se estipular preço.

Bom, qualquer contrato para DJ básico deve apresentar os dados físicos e jurídicos completos dos contratados (DJs) e contratandos (clientes), o dia e a hora da apresentação, uma lista completa dos equipamentos que serão utilizados e as cláusulas de direitos e deveres das partes envolvidas.

Vamos falar, agora, um pouco sobre alguns pré-requisitos para a cobrança em si, ou seja, fatores que agregam valor à sua apresentação:

  • Localidade/distância/alimentação: esse fator é levado em conta quanto ao custo e tempo da locomoção para se chegar ao evento e a segurança do local. Aqui entram custos de combustível, comida e risco de incidentes como furtos e roubos, enfim, a logística e segurança necessárias;
  • Dia e hora: a agenda de um DJ pode ser bastante concorrida e o custo das apresentações pode e deve se pautar por esse fator, afinal é evidente que as sextas e sábados sejam mais disputados;
  • Quantidade de pessoas: a grandiosidade numérica de um evento determina a quantidade de equipamentos a serem levados (caixas e potência) e isso eleva o valor cobrado;
  • Serviço de locação: esse fator é bem exclusivo mesmo, porque o DJ é contratado somente pelos serviços de entretenimento e levar equipamentos de som, luz e projeção não é sua competência. Em eventos em casas noturnas, corporativos e até mesmo socias, o DJ deve indicar quais equipamentos ele se utiliza para se apresentar e o contratante deve se encarregar de conseguí-los. O que ocorre, muitas vezes, é o próprio DJ trabalhar com serviços de locação de equipamentos ou já ter seus equipamentos padrão; daí, o orçamento desses equipamentos deve ser feito à parte do cachê cobrado no contrato.

As cláusulas de responsabilidade, claro, devem ser respeitadas e aqui vão algumas delas pra você:

  1. Na hipótese de seu cliente descumprir o contrato de última hora, faça constar uma cláusula que estipule que 50% do valor total será pago no ato do contrato, a título de indenização (para o DJ não sair de mãos vazias ao perder um dia de trabalho);
  2. Caso o inverso ocorra e o DJ, por algum motivo, não puder comparecer de última hora, é direito do cliente de não pagar pelo serviço e até mesmo, receber um indezação por danos;
  3. Para que sua fama de anti profissional não repercuta no mundo da música em virtude do item 2 (hehe), faça constar no contrato que você indicará um outro profissional em caso de incidentes.

Levando esses quesitos em consideração e sabendo das dificuldades do mercado, não vemos um limite máximo, mas estipulamos um padrão mínimo e honesto para o valor de um contrato para DJ, que gira em torno de R$500,00.

Indicamos aqui itens que são indispensáveis para um modelo básico de contrato de prestação de serviços. Porém, não podemos nos esquecer do que falamos lá no início sobre um padrão sólido de apresentação e performance.

Esse padrão é alcançado com a famosa experiência, um dos fatores primordiais para estipular o preço do cachê de um DJ. Por isso, podemos dizer que o céu o limite, porque dependendo do prestígio e qualidade do DJ o valor de cada trabalho pode ser bem alto.

O que não se pode esquecer nessa hora é saber avaliar o cliente e isso a experiência da carreira profissional ensinam ao DJ: o valor cobrado em um evento corporativo, para uma empresa, nunca será o mesmo cobrado num evento social mais simples, como uma festa de aniversário, por exemplo, e que será infinitamente diferente do preço a ser cobrado em uma casa noturna.

Segue aqui um exemplo de contrato para DJ básico. Faça suas alterações e comece seu trabalho profissionalmente! 🙂

 

CONTRATO

O CONTRATADO, _____________________________________________________, portador do RG: _______________; CPF: __________________; residente na Rua ________________ ____________________________ CEP: ____________ Cidade:__________; prestará serviço como Disc-Jockey para: CONTRATANTE:  __________________________________________ ____________________________________________________________portador do RG:___________________CPF:________________________ residindo em ______________ ___________________________________________________________________________

CEP: __________-_____ Cidade: ____________________UF:______ no dia ____________ às ____:____ hs até às ____:____ hs.

Cláusulas:

I) Todas as despesas do contratado serão pagas pelo CONTRATANTE, assim como o cachê no valor de _____________.

II) 50% do cachê devem ser depositados no mínimo 10 dias antes do evento no Banco_________agência______________conta______________________.

III) O restante do cachê (50%) devem ser pagos no mínimo 2 (duas) horas antes do evento em dinheiro.

IV) As passagens de ônibus (ou avião quando a viagem ultrapassar 600 km) devem ser emitidas com no mínimo 10 dias de antecedência (ida e volta).

V) Todas as despesas de alimentação devem ser pagas pelo CONTRATANTE, inclusive as que são feitas na viagem até o local do evento (mediante apresentação do comprovante).

VI) O CONTRATADO necessita de equipamentos em ótimas condições:

Ex.: Um par de toca-discos Technics MKII ou superior e um mixer DJM 900 Pioneer.

VII) Em caso de cancelamento por parte do CONTRATADO, os 50% do cachê depositados serão devolvidos ao CONTRATANTE.

VIII) Em caso de cancelamento por parte do CONTRATANTE sem aviso prévio ou no local do evento por quaisquer motivos, o restante dos valores (50%) deverão ser efetuados normalmente.

Data, local.

Estamos de acordo com as cláusulas acima citadas:

________________________                               _______________________        

        CONTRATADO                                                     CONTRATANTE