fbpx
DJs e os problema dos licenciamentos de streaming: Apple Music resolve

DJs e os problema dos licenciamentos de streaming: Apple Music resolve

Segundo notícias do portal Billboard, a Apple Music anunciou uma associação com a empresa de distribuição digital Dubset, com a finalidade de suportar muito mais sets de DJs no serviço de streaming do aplicativo.

Tradicionalmente, o licenciamento dos sets dos DJs sempre foi uma pedra no sapato nos serviços de streaming devido ao grande número de royalties que precisam ser pagos.

É aí que entra a plataforma MixBANK da empresa Dubset, que é capaz de analisar um remix novo ou antigo, identificar as gravações dentro do arquivo e pagar, devidamente, tanto à gravadora quanto à editora da música. Brilhante, não?! ;D

A própria Dubset se encarregará totalmente pelos licenciamentos e, de acordo com o CEO da empresa, Stephen White, eles já conseguiram fazer acordos com mais de 14 mil selos e publishers.

streaming-apple-music-DJ-fonte-googleimagens

A dita empresa de distribuição digital confirma que a identificação de um set de uma hora dura aproximadamente 15 minutos e, tanto o DJ como os detentores dos direitos autorais, receberão sua parcela pelo streaming do remix (a Dubset também terá uma cota dos streamings).

Se alguma parte do set não puder ser identificada, seu criador será avisado para que faça as alterações necessárias até que o set em questão seja totalmente aprovado. Grandes selos, assim como os independentes, pequenos e grandes artistas, todos, receberão as mesmas taxas de pagamento.

Dubset espera que outros serviços de streaming acabem por seguir a ideia da Apple Music. Stephen afirma que “o objetivo é trazer o serviço para todas as 400 distribuidoras em todo o mundo. Quando você pensa sobre como desbloquear esses milhões de horas de conteúdo produzido, é uma monetização significante para a indústria”.

Uma saída interessante para o problema recorrente dos licenciamentos. Você, DJ, conte pra gente nos comentários o que achou da novidade. 😉

Fonte inspiradora: Billboard, Fact Mag